Exposições!









































Física quântica inspira obras de arte
Núbia Mota Repórter



Carla Vilela Almeida mostra uma de suas telas

Em uma vitamina de cores e luzes, oito trabalhos de arte para serem experimentados. A exposição “Fiat Lux” – Faça-se a luz, em latim – da arte-terapeuta Carla Vilela, traz em cada pincelada de acrílico em tela e tinta de tecido em organza, uma imensidão de significados que dependerão dos olhos de quem se entrega à contemplação.
A abertura acontece amanhã (9), às 20h, na Casa da Cultura, e o público poderá conferir o trabalho até o dia 11 de março. A entrada é franca.
Por trás das telas, lâmpadas de led dão o toque final a tela “Vórtices”, a “La Japanaise” (A japonesa em francês), o “Air Bender (dobrador de ar em inglês), entre outros trabalhos que se sobrepõem. Ao fundo, na abertura de amanhã, um solo de saxofone com poemas e textos de Clarice Lispector, Cecília Meirelles e Rainer Maria Rilke, declamados por Carla Vilela – arquiteta de formação e artista plástica autodidata. “Minhas obras tem base na física quântica. Nós não vivemos só nesse plano, tem outros que não temos consciência”, afirmou Carla.
Os trabalhos inéditos trazem a proteção do azul, a limpeza e a cura do branco, que serve de fundo às obras, a alegria do amarelo e a conexão com planos superiores, representados pela cor prata. “Toda a cor tem uma ação curativa. Quando faço uma tela, ela é um acesso a outras dimensões. Uma viagem interna nesse mundo em que tudo é tão rápido. É preciso tempo para contemplá-las”, disse a arte-terapeuta.
MUDANÇA DE PLANOS
Carla Vilela Almeida é nascida em Ipatinga, mas registrada em Uberlândia, terra de seus familiares, onde só veio morar há um ano, enquanto esperava uma resposta de trabalho em Miami, nos Estados Unidos. “Estou apaixonada por Uberlândia. A energia, a alegria, o cerrado, o céu. Estou sempre em estado de graça e pensei: Pra que ir pra Miami?”, afirmou.
Graduada em Arquitetura Urbana, especialista em psicopedagogia e artista plástica, hoje ela trabalha com arte-terapia para crianças. Suas referências são Wassily Kandinsky e Gustav Klimt nas artes plásticas, Antoni Gaudi na arquitetura e Gilles Deleuze na filosofia. Tem outras exposições no currículo em Belo Horizonte e Venezuela, onde morou por quatro anos.


Exposição Fiat Lux de Carla Vilela
Abertura dia 09/02, às 20h
Visitação até 11/3, das 12h às 18h
Casa da Cultura – Praça Coronel Carneiro, 89 – Centro
Entrada Franca

Exposições:
2004. Bar Salsa Parilla. BH – MG
2004. Bar Fuxiquim. BH – MG
2005. Centro Cultural Maria Lívia de Castro. BH – MG
2005. Vazio Suspenso são as Nuvens. Centro Cultural de Belo Horizonte.  BH – MG
2005. Continuum Espaço-Tempo. Bar Café com Letras. BH – MG
2007.  Vacío Suspenso son las Nubes. Instituto Cultural Brasil Venezuela. Caracas – VE

Histórias ou Contos:
2004   – Nimbos: Um conto entre o céu e o mar.
2005   – Alice.
2006   – Tapete Mágico.
2007   – Onde está silêncio.
2008   – FiatLux.
2009   – Sephirot.

....................................................................................................................